Cidadeverde.com

PENSE PIAUÍ

Pensar o Piauí não é tarefa fácil. Há décadas, o Estado marca posição entre os últimos da fila nos quesitos de economi, analfabetização  e desenvolvimento . Melhoramos um pouco, é verdade, e deixamos de ser o lanterninha dessa competição ao avesso. Mas ainda amargamos índices nada agradáveis nas áreas de educação e crescimento econômico. Se as riquezas naturais não nos faltam, o que está faltando mesmo é um planejamento comprometido com um modelo de desenvolvimento que faça o Estado decolar rumo ao progresso, com a consequente promoção do bem estar social.

Pois um grupo de profissionais de diferentes áreas resolveu assumir sua parte nesse debate e formou o PENSE PIAUÍ, um conjunto de pessoas interessadas em promover a mudança necessária e dar sua contribuição com ideias e sugestões sobre vários temas, que vão desde o turismo, meio ambiente, patrimônio histórico, educação, e o que mais possa ser discutido.

A proposta surgiu a partir de conversas na Universidade Federal do Piauí e no CENAJUS e, em pouco tempo, começou a ganhar corpo. Logo constituiu-se o grupo, de formação bastante eclética, mas com o mesmo objetivo : formar um novo Piauí, aproveitando e valorizando todas as oportunidades e riquezas de que dispomos. As discussões estão evoluindo, com o apoio do SEBRAE, que também abraçou a novidade.

Os próximos passos são a organização e a sistematização de todas as ideias em um seminário, que deve virar um documento. É a contribuição do terceiro setor para formar uma nova sociedade, mais atuante e participativa, com ações concretas para a construção de um novo Piauí, com o qual todos sonhamos.