Cidadeverde.com

A HORA DA COBRANÇA

A Presidente Dilma Rousseff tem encontro marcado hoje com o Governador Wellington Dias e demais governadores do Nordeste. É uma ótima oportunidade para o Piauí cobrar a conta da larga margem de votos que garantiu à Presidente a vitória aqui no Estado com 70,61% de maioria. Uma vitória tão expressiva que Dilma chegou a agradecer em sua página nas redes sociais a expressiva vantagem obtida no Piauí.

Pois bem, agora que a popularidade da Presidente anda em baixa, que tal começar recuperando sua imagem justamente por quem mais lhe hipotecou apoio na hora da eleição? O Piauí há muito tempo vive de promessas não realizadas, esperando com paciência chinesa as grandes obras estruturantes que servirão para alavancar o seu desenvolvimento. Esperamos pelo porto de Luís Correia, pelo aeroporto de São Raimundo Nonato, pela conclusão da Transnordestina, por uma refinaria, e por muitos outros projetos não realizados.

Mas, ano a ano, assistimos aos investimentos  chegarem  aos Estados vizinhos, como Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco, enquanto nós nos conformamos apenas com alguns cadastros no programa social Bolsa Família.

Se é para combater a desigualdade regional ainda enorme que nos separa do sul e sudeste do país, que nos seja dado tratamento diferenciado. Não podemos nos conformar só com a visita esporádica de ministros que chegam aqui com honras e pompas, mas nada deixam de concreto, ou deixam muito pouco. Queremos e merecemos mais, muito mais.

Como se não bastasse a esmagadora maioria dada à Presidente pelos piauienses , que garantiu a sua vitória nas urnas, o Governador do Estado é do mesmo partido, um aliado de primeira hora que comandou a sua campanha aqui no Piauí. Pois este é o momento de o governo federal retribuir esse apoio. E não apenas com palavras.

O Piauí sofre há séculos com o problema da seca. Agora mesmo, mais de 200 municípios decretaram situação de emergência por conta da estiagem. E o que já foi feito em termos de obra para que possamos enfrentar a escassez de chuvas que marca o Estado? Nada. Todos os anos, volta a mesma política ultrapassada de carros pipa. Não podemos mudar a natureza, mas podemos nos preparar para enfrentá-la em suas adversidades.

É isso o que os piauienses querem. E é isso que o Governador Wellington Dias, como representante eleito do nosso povo, deve fazer nesta reunião. É hora de levantar a voz e cobrar o que temos direito a receber. E pelo atraso, nós temos muito a receber. É esperar para ver.