Cidadeverde.com

QUER SABER QUANTO VOCÊ PAGA DE IMPOSTOS?

O consumidor costuma reclamar, com todo direito, quando paga caro por um serviço e não é bem atendido. O mesmo, no entanto, não costuma acontecer quando se trata do pagamento de impostos. O Brasil está entre os trinta países do mundo que mais cobram impostos e, na contramão dessa altíssima carga tributária, é um dos piores em termos de qualidade dos serviços públicos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Aqui no Brasil, os tributos equivalem a 35% do PIB- Produto Interno Bruto, que corresponde à soma de todas as riquezas produzidas no país. Não é pouca coisa. Do início do ano até agora, já pagamos mais de R$ 858, 638 bilhões. Com uma arrecadação dessa monta era de se esperar uma saúde pública de qualidade, escolas funcionando em tempo integral, com crianças aprendendo de verdade, e segurança para que as pessoas pudessem sair de casa tranquilamente para estudar, trabalhar ou simplesmente passear. Mas não é isso que se vê. Pacientes se amontoam pelos corredores dos hospitais públicos em busca de atendimento. Muitos chegam a morrer à espera de uma cirurgia ou de uma vaga em um dos disputados leitos de UTI. Não é raro que crianças concluam o ensino fundamental sem saber interpretar um texto ou realizar as operações básicas de matemática. E a violência que toma conta de grandes e  pequenas cidades deste país são uma prova de que não dispomos de segurança nem mesmo dentro de casa.

O mesmo IBPT aponta o Brasil pela quinta vez como lanterna em termos de qualidade na prestação dos serviços públicos, atrás de países como o Uruguai e a Argentina. E nós continuamos pagando sem sequer nos darmos conta de quanto depositamos nos cofres públicos a cada dia, a cada compra. Sem conhecer, não há como cobrar. E já está passando da hora de levantarmos a voz para exigir que nossos impostos retornem sob a forma de serviços públicos compatíveis ao custo do que pagamos.

O site impostômetro ajuda o contribuinte a saber exatamente quanto já pagou e quanto ainda vai pagar de impostos. Acessando o site www.impostometro.com.br você irá encontrar um link chamado de “tribuloso”. Nele, você digita a data do seu nascimento e descobre quantos anos da sua vida você trabalha só para pagar impostos. É uma ferramenta importante para ajudar a conscientizar o brasileiro que segue pagando mais do que deve para receber bem menos do que merece.