Cidadeverde.com

FERIADÃO CULTURAL

O feriadão de Corpus Christi chega recheado de opções culturais para os piauienses. Hoje será aberto em Pedro II, a 208 km ao norte de Teresina, o Festival de Inverno que reúne música da melhor qualidade para quem estiver disposto a subir a serra. A cidade fica a 743 m de altitude e, por isso, tem um clima mais ameno, que acabou servindo de inspiração para o nome do festival. Não chega a fazer frio, mas a temperatura agradável, média de 20° graus à noite, é um convite para ir à praça ouvir cantores de expressão local e nacional.

Nesta quinta-feira, quem se apresenta é a cantora Ana Carolina, uma artista de talento consagrado, com seu timbre grave e interpretações marcantes de músicas que são sucesso em todo o país. A artista sofreu um acidente, machucou o joelho e chegará de cadeira de rodas. Mas nem por isso desmarcou o compromisso e vai soltar o vozeirão na praça principal da cidade.

Na sexta-feira quem sobe ao palco principal é o cantor Frejat e toda a sua irreverência. E, no sábado, encerrando as atrações nacionais, o grande Jorge Ben Jor leva a alegria da sua banda para animar os moradores e turistas que prometem lotar o município de Pedro II.

A cidade se preparou para o evento e toda a população está envolvida de alguma forma. A economia do lugar sai fortalecida com o incremento nos restaurantes, hotéis, pousadas e lojas que comercializam as famosas jóias confeccionadas com opala, a pedra semipreciosa encontrada no município. O artesanato local também entra em evidência com  as famosas redes e produtos de tapeçaria.

Para quem ficar em Teresina, a opção é o Salão do Livro do Piauí, que começa amanhã e vai até o dia 14, no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. Este ano, o Salão ficou ameaçado e quase não se viabiliza por falta de patrocínio. Mas a abnegação de alguns professores garantiu a realização da maior feira literária no Estado.

Mesmo sem o brilho dos anos anteriores, vale a pena um passeio com a família pelos standes de livros. Olhando com cuidado, sempre dá para garimpar bons títulos que garantem uma leitura agradável durante o fim de semana. O contato com os livros, por si só, já proporciona um prazer imenso para quem gosta de ler. E leitura é o melhor combustível para alimentar uma sociedade que pretende crescer social e economicamente.