Cidadeverde.com

CAMINHADA PELA PAZ E FRATERNIDADE

Faltam apenas cinco para dias para a Caminhada da Fraternidade, que completa 20 anos agora em 2015. E ela chega justamente em um momento em que a sociedade piauiense pede um basta à violência que varre o Estado de norte a sul. A Caminhada da Fraternidade é mais que uma aglomeração de pessoas nas ruas de Teresina. É um sinal de mobilização comunitária contra a exclusão social e, como o próprio nome sugere, por mais fraternidade entre as pessoas, portanto, uma caminhada de paz.

Surgida inicialmente para pôr fim ao preconceito contra os portadores do vírus HIV e para arrecadar recursos que pudesse manter uma casa que abrigasse essas pessoas, a Caminhada cresceu em dimensão e propósitos. Hoje, reunindo em média 60 mil pessoas a cada ano, o dinheiro arrecadado com a venda dos kits sustenta não apenas o Lar da Fraternidade, mas ajuda também outras instituições mantidas pela ASA – Ação Social Arquidiocesana  , como o Lar de Misericórdia, que recebe pacientes com câncer que vêm do interior do Piauí e até de outros Estados em busca de tratamento; o Centro Maria Imaculada, referência no atendimento a pessoas com hanseníase e, ainda, atende a crianças em situação de risco. A Caminhada também é solidária com outros projetos desenvolvidos pela sociedade civil, de reconhecida importância para a cidade, como o Lar da Esperança e a Casa Frederico Osanam.

Quando assistimos a tantas cenas de violência, intolerância e descaso com a vida humana, a Caminhada se apresenta como um bálsamo, levando acolhimento, atenção e saúde a quem mais precisa, numa demonstração clara de que nem tudo está perdido e que a solidariedade ainda está presente entre nós.

Este ano, o tema é SERVIR É O NOSSO CAMINHO. É com este espírito que os teresinenses caminharão no próximo domingo, dia 14, a partir das 7h, com saída da Igreja São Benedito, após a celebração da santa missa. Uma oportunidade concreta para que cada um contribua efetivamente para tornar a nossa cidade um lugar melhor para se viver, com mais justiça social e igualdade entre as pessoas.