Cidadeverde.com

HOJE É DIA DO ARRAIÁ DA ESPERANÇA

Pe. Tony Batista acende a fogueira hoje para celebrar uma festa já tradicional na cidade: o Arraiá do Seu Tunico. Não se trata de apenas mais uma festa de São João. É a noite de celebração do aniversário de um sacerdote que se dedica de corpo e alma, incansavelmente, para melhorar a vida dos teresinenses. Seja alimentando espiritualmente a fé dos católicos da  nossa Diocese, seja à frente dos muitos serviços desenvolvidos pela ASA – Ação Social Arquidiocesana.

Há mais de 40 anos, o Pe. Tony traz na pele e na alma o calor do sol que aquece a capital do Piauí, mas que também ilumina tantos caminhos perdidos pela dor do abandono, do preconceito, da doença e da desagregação familiar. Na condição de bom pastor que é , ele cuida do seu rebanho e chama a cada um pelo nome, curando feridas e oferecendo o abraço amigo que acolhe e conforta.

Suas palavras soam forte como o badalar dos sinos de uma catedral, pregando o Evangelho e aproximando a mensagem de Deus à vida das pessoas, famílias e comunidades. É um semeador de fé, que sabe espalhar a esperança e a confiança na mesma medida em que brada ferozmente contra qualquer tipo de injustiça social. E faz isso com a autoridade do pai, do pastor, do irmão mais velho, do amigo sempre disponível para escutar e apoiar quem o procura.

Com experiência acumulada, mas sem se deixar abater pela idade, percorre as ruas e avenidas de Teresina até ir ao encontro da periferia dos sentimentos humanos com a determinação de quem sabe a importância da sua missão. E nessa trajetória, arrasta uma multidão que, como ele, sonha com um mundo melhor. É assim na Caminhada da Fraternidade, quando milhares de pessoas vestem a mesma camisa e comungam do mesmo ideal de contribuir para somar forças na construção de uma sociedade mais igual. É assim também no comando de outros projetos sociais, com o Lar da Fraternidade, o Lar de Misericórdia, o Centro Maria Imaculada, a Casa de Zabelê, a Fundação Dom Avelar, a Escola Aberta.

O Padre Tony, ou Seu Tunico, como será saudado esta noite, é um anunciador do Reino de Deus, mas também um denunciante do reino dos homens, quando estes ferem a cidadania e a dignidade humanas. Sua voz pode ser doce ou ríspida, dependendo da ocasião; mas, sempre sábia e bondosa. A  mesma voz que hipnotiza as audiências com sua retórica impecável e que vem acompanhada de gestos concretos de amor e bondade. 

O arraia do Seu Tunico é também mais uma oportunidade de ajudar a quem precisa, uma vez que o dinheiro arrecadado na festa é investido nas muitas ações sociais da Paróquia de Fátima. Hoje, mais uma vez, a fogueira de São João vai arder no coração do pastor que irradia luz e calor por onde passa.