Cidadeverde.com

PRÊMIO NOBEL DE QUALIDADE DE VIDA

 

A Suécia é um país nórdico governado por um sistema de monarquia constitucional. Destaca-se por ser um dos países de menor concentração de renda e de menores índices de pobreza do undo. A justiça social explica a segurança que reina nas ruas, permitindo ao visitante caminhar tranquilamente pelas ruas, sem medo de ser assaltado.

No quesito educação, os suecos também levam vantagem. O índice de aprendizagem é considerado bastante elevado. Educação que não se limita apenas ao currículo pedagógico, mas também sobre o conceito de cidadania e preservação ambiental. A conservação da natureza, aliás, é levada muito a sério por governantes, empresas e cidadãos.

Os suecos são estimulados a fazer uso da bicicleta para evitar a emissão de gases poluentes. A capital, Estocolmo, conta com ciclovias devidamente respeitada pelos motoristas. E é possível observar gente de todas as idades pedalando confortavelmente por suas ruas e avenidas. É bem verdade que o clima ajuda. Agora mesmo, em pleno verão europeu, a temperatura média na cidade é de 20 graus. E ainda há o conforto de contar com bicicletários espalhados em vários pontos para facilitar a vida de quem decide trocar o automóvel pela magrela. 

Não é à toa que este é o país que deu origem ao Prêmio Nobel. E ainda tem muito a ensinar ao resto do mundo.