Cidadeverde.com

SOB O SABOR DA TOSCANA

Florença - Para quem aprecia bom vinho, arte e cultura, e ainda não decidiu onde passar as férias, a Toscana é o lugar ideal. A região batizada com esse nome corresponde à quinta economia da Itália e reúne oito cidades, entre elas Siena, Lucca, Arezzo, San Gimignano e Florença, ou Firenze, como chamam os italianos. O turismo é uma das maiores fontes de renda da Toscana. E não sem motivo. Além da boa culinária, paisagens deslumbrantes, o turista ainda pode reviver a história, passeando por ruas e becos seculares, carregados de obras artísticas.

Florença, a capital da Toscana, é também o berço do Renascimento. E sua expressão artística pode ser vista facilmente na arquitetura, nas esculturas e nas telas e afrescos espalhados por toda a cidade. É como uma galeria de arte ao ar livre. Sem contar as inúmeras igrejas, no interior das quais encontram-se obras de Michelângelo, Da Vinci e Botticelli. As Igrejas, aliás, merecem um dia inteiro de visitação.

Nesta época do ano, o calor é intenso e lembra o de Teresina, chegando a 37 graus. Mas com uma beleza de tirar o fôlego, a viagem vale cada gota de suor derramado. Além do mais, quando a temperatura aumenta, podemos recorrer ao insuperável sabor do gelatto italiano. 

Florença é, antes de tudo, uma lição sobre preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o que acabou lhe rendendo uma atividade altamente lucrativa, como o turismo. Só por isso, já temos muito que aprender com essa cidade, principalmente quando vemos as mais belas casas de Teresina transformarem-se em estacionamentos da noite para o dia.