Cidadeverde.com

PIAUÍ É DESTAQUE NA EXPO MILÃO

A arte santeira do Piauí está representada na EXPO MILÃO 2015, a exposição mundial que acontece a cada cinco anos, com a participação de mais de 140 países e que este ano está sendo realizada em Milão, na Itália, desde o dia  1 de maio até o dia 31 de outubro.

O tema escolhido para esta edição foi alimentação e sustentabilidade, com o lema "Nutrindo o Planeta, Energia para a Vida". Na visita aos pavilhões, o visitante tem a oportunidade de fazer uma passeio gastronômico ao redor do mundo, conhecendo sabores, cores e aromas dos alimentos consumidos em todo o planeta. É possível saborear diferentes comidas, respeitando a cultura e a diversidade do mundo. Os pavilhões dos países estão  distribuídos em blocos de acordo com a especialidade alimentar de cada um: arroz, chocolate, café, frutas e legumes, pimentas, dieta mediterrânea, frutos do mar e cereais.

Além da rica produção de alimento e a defesa da biodiversidade, a exposição mostra também a beleza  da arquitetura universal. Cada país se esmerou no projeto dos seus pavilhões, oferecendo um show de criatividade e beleza. A EXPO 2015 é uma festa para os sentidos. 


Pavilhão do Brasil na exposição

O pavilhão do Brasil inovou com uma arquitetura leve e sustentável, propondo uma brincadeira aos visitantes. Um dos acessos é feito através de uma cama elástica suspensa, lembrando uma grande rede de pesca. Uma aventura a mais até descobrir a riqueza do país na produção de alimentos, especialmente no cultivo de grãos. O país mostrou a força do seu agronegócio, destacando a cana de açúcar, a soja , o milho e feijão. Em 40 anos, o Brasil multiplicou por seis a produção de alimentos.

Para revelar um pouco mais sobre a arte e a cultura brasileiras, foi reservado um espaço no qual o Piauí aparece com destaque, por meio da arte santeira de conhecidos artesãos como os mestres Expedito, Cornélio, Costinha, Ribamar e Araújo. As louças da Serra da Capivara também se fizeram presentes, sob a responsabilidade do SEBRAE , que se encarregou de mostrar ao mundo o talento piauiense.


Ao fundo, árvore símbolo da exposição