Cidadeverde.com

MELHORAR AS RUAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO

A Superintendência Municipal de Trânsito realizou uma séria de intervenções no trânsito de Teresina com o propósito de dar mais fluidez ao tráfego de veículos. De fato, o trânsito é dinâmico e precisa ser reinventado constantemente, de acordo com a demanda da cidade que não para de crescer. Na falta de um sistema de transporte público de qualidade, o cidadão acaba enveredando pela opção de comprar um veículo e, com isso, os espaços públicos, obviamente, tornam-se limitados.

Muitas das mudanças realizadas pela STRANS foram questionadas pelos motoristas. Algumas críticas são injustas; outras, nem tanto. Realmente, os percursos aumentaram e, às vezes, fica difícil saber onde é possível fazer uma conversão. Mas a questão aqui é outra.

Se a intenção é facilitar o tráfego e desafogar os grandes corredores, já sobrecarregados, a Prefeitura deveria se preocupar em asfaltar ou colocar um calçamento decente, de paralelepípedo plano, nas ruas secundárias.

Vamos pegar a zona leste, sempre tomada como exemplo. Já que as conversões de um lado para outro não são mais possíveis nas avenidas mais movimentadas, o motorista pode optar por dirigir pelas ruas paralelas, fugindo dos congestionamentos e liberando as avenidas, certo? Só que não. Experimente andar pelo “miolo” da zona leste, onde o valor do IPTU é bem alto, aliás. O calçamento conhecido como cabeça de jacaré é de acabar com o pneu e suspensão de qualquer carro, o que faz com que o motorista desista de tentar uma nova rota.

Se é para melhorar o trânsito, vamos melhorar as condições das ruas, tornando-as planas, assim também como acabando com algumas valas que, de tão fundas, parecem que vão engolir os carros, levando o motorista a reduzir a velocidade quase a zero, atrapalhando ainda mais o tráfego.