Cidadeverde.com

BEM-VINDOS DE VOLTA AOS CONGESTIONAMENTOS

A volta às aulas nesta segunda-feira trouxe o retorno de uma das maiores pragas da vida urbana hoje em Teresina: o trânsito. Até sexta-feira passada, estava bem mais fácil circular pela cidade, já que havia menos carros rodando pelas ruas, especialmente nos horários de pico.

Hoje a vida retoma o seu ritmo normal e as ruas voltam a ficar congestionadas. Como não dá para sonhar com as ruas  em férias permanente, o jeito é o motorista adotar uma nova postura para tornar o trânsito mais humanizado e menos violento. Pais com muita pressa, e pouca educação, não admitem parar o carro a uma quadra da escola e caminhar alguns metros de mãos dadas com seu filho até o portão do colégio. Preferem parar bem na porta, em fila dupla, tripla, e quantas mais a rua couber, não importa quantos carros estejam atrás, esperando para seguir adiante.

Esta é uma grande incoerência. Paga-se escolas caras para os filhos, a fim de que se tornem adultos bem educados e instruídos, mas, ao mesmo tempo, deseduca-se, no momento mesmo de levá-los para a aula. Sim, porque educação não é só acúmulo de conhecimento, mas a prática de uma convivência civilizada. E a civilização passa também pelo trânsito.

Além da responsabilidade dos pais é preciso cobrar também a responsabilidade do poder público na conclusão de obras essenciais para que o tráfego possa fluir melhor, como os acessos e a conclusão  da ponte do meio, que liga a Avenida Frei Serafim à zona leste da cidade, bem como a duplicação da Ponte Wall Ferraz. Se cada um fizer a sua parte como deve, o trânsito não precisa tornar-se motivo de transtorno para a população.