Cidadeverde.com

VAMOS FLORIR TERESINA?

Ao longo dos anos, Teresina vem perdendo a sua cobertura vegetal. O progresso tem dessas coisas. Na ânsia de construir novos empreendimentos, nem sempre há a salutar preocupação de preservar o verde e muitas árvores são derrubadas impiedosamente para dar lugar ao concreto armado. Piora a paisagem urbana, mas, principalmente, piora o clima e a qualidade do ar que respiramos. Não é a toa que sempre que chega o segundo semestre as reclamações sobre o calor excessivo se multiplicam pelos quatro cantos da cidade.

Pois bem, em vez de simplesmente reclamar, o que estamos fazendo, efetivamente, para reverter essa situação? A Prefeitura de Teresina anunciou que está fazendo um programa de replantio de árvores por toda a cidade. Ótimo! Mas essa não é tarefa exclusiva do poder público. Cada um de nós, cidadãos teresinenses, temos que dar nossa contribuição para tornar o clima da nossa cidade mais agradável e nossas ruas mais belas.

E uma boa oportunidade para isso pode ser encontrada a partir de amanhã na Praça Pedro II. É o Festival de Flores de Holambra que, apesar de estar ainda na sua sexta edição, já virou tradição e conquistou o teresinense. De 6 a 16 de agosto, a cidade fica mais bonita com a exposição e comercialização de mais de 230 espécies de flores, plantas ornamentais e mudas vindas diretamente de Holambra, em São Paulo.

É um espetáculo que enche os olhos. E que não deveria ficar só na contemplação. O ideal é que as flores e plantas ornamentais saiam da praça Pedro II e se espalhem pelos jardins, quintais, praças e canteiros de Teresina, enchendo a cidade de cores, aromas e beleza. Sem dúvida, o melhor presente para Teresina nestes 163 anos.