Cidadeverde.com

JUIZ DO PIAUÍ É ESCOLHIDO PARA DESEMBARGADOR DO TRF

O Piauí ganhou ontem mais um nome de destaque no cenário jurídico nacional. Trata-se do juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão, escolhido para ser Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. É a terceira vez que Carlos Brandão figura na lista tríplice para desembargador federal, o que torna obrigatória a sua nomeação por parte da Presidente Dilma. O melhor da história é que ele entra para o quadro de desembargadores federais sem precisar fazer nenhum conchavo ou concessão política, o que o deixa totalmente livre, como livre e independente tem sido sua atuação até hoje.

Carlos Augusto Brandão é descendente de magistrado, filho do Desembargador aposentado Álvaro Brandão. Formado inicialmente em engenharia, graduou-se depois em Direito e descobriu aí sua verdadeira vocação.

Ainda como juiz federal, trabalhou incansavelmente pela instalação do CENAJUS em Teresina, que funciona no antigo prédio da Justiça Federal, na Praça Marechal Deodoro, próximo à Prefeitura. É também um árduo defensor do meio ambiente, já tendo participado de algumas expedições pelo Rio Parnaíba, empenhando uma luta corajosa pela sua recuperação.

Mas, acima de tudo, o novo desembargador federal é um intelectual, dedicado aos estudos e defensor intransigente da educação como suporte para alavancar o Estado rumo ao sonhado progresso. Ético, íntegro e respeitado por seus pares, Carlos Brandão é um nome que enche de orgulho o Piauí e que, certamente, deixará sua marca na justiça brasileira.