Cidadeverde.com

O DESAFIO DE CRESCER DE FORMA SUSTENTÁVEL

Teresina já começa a entrar em festa para comemorar o aniversário de 163 anos, a ser celebrado no próximo domingo. Uma cidade de breve história e muitas conquistas. A capital piauiense, que nasceu do encontro dos rios Parnaíba e Poty, tornou-se um centro de encontros para quem vem em busca de negócios, oportunidades e serviços.

Nos últimos anos, Teresina desenvolveu especialmente os setores de saúde e educação, tornando-se referência para todo o meio norte do Brasil pela qualidade do serviço prestado, o que acabou impulsionando o turismo de negócios e atraindo divisas para o município. A diversidade de pessoas que circulam pelo polo de saúde, todos os dias, retrata bem essa vocação da cidade.

Na educação, a inclusão de escolas teresinenses na lista das melhores do país é uma prova inequívoca de que aqui há ensino de qualidade. Basta ver a quantidade de alunos de Tersina que são aprovados em concursos fora do Estado. A boa imagem da nossa educação fez prosperar a economia local, não apenas pelo dinheiro que circula nos muitos estabelecimentos de ensino, mas também no setor imobiliário, automotivo, gastronômico, enfim, em uma cadeia que se estende por vários setores.

Tudo isso fez prosperar a nossa cidade, que cresceu em população, território e problemas. Segurança e trânsito são os dois mais visíveis. O ritmo acelerado imposto pelo progresso trouxe junto a dificuldade de mobilidade urbana. Deslocar-se de um ponto a outro da cidade é, hoje, um desafio para os teresinenses. Além disso, o medo da violência está modificando os hábitos dos cidadãos, cada vez mais reclusos dentro de suas casas.

No século XXI, Teresina busca o equilíbrio de continuar a crescer, sem perder o foco no desenvolvimento sustentável, proporcionando qualidade de vida a seus habitantes. Queremos, todos, uma cidade próspera, mas também humana, segura e feliz. É o que desejamos a esta jovem senhora de 163 anos.