Cidadeverde.com

ABAIXO ASSINADO PARA COMBATER A CORRUPÇÃO

Enquanto analistas, assessores e o distinto público ainda não sabem o que fazer com o resultado das manifestações do último domingo em todo o Brasil, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios saiu na frente e está realizando uma campanha de combate à corrupção de norte a sul do país. Os procuradores estão empenhados  em coletar 3 mil assinaturas para dar entrada em um Projeto de Lei de iniciativa popular que tem como objetivo lançar dez medidas contra a corrupção.

A motivação partiu da indignação dos procuradores diante da quantidade de denúncias de desvio de verbas e pagamento de propinas nos órgãos públicos. O documento de coleta enfatiza que “ o custo da corrução assombra, assumindo cifras que não eram críveis até então”.

A associação nacional do ministério público de contas enviou documento a todos os ministérios estaduais solicitando a colaboração na coleta de assinaturas. A ideia é que o Ministério Público de Contas de cada Estado arrecade, pelo menos, cem assinaturas.

As medidas propostas estão consolidadas em 20 anteprojetos de lei, entre os quais estão a criminalização do enriquecimento ilícito, aumento das penas para quem pratica corrupção, tornando hediondas aquelas de altos valores, agilização dos processos penal e civil de crimes e atos de improbidade, criminalização de caixa dois e lavagem eleitoral.

A campanha se estende até o dia 10 de setembro.  Se há insatisfação contra a improbidade administrativa e os desvios de dinheiro público, esta é uma forma de materializar a indignação. Não custa nada, além da assinatura, para ajudar a mudar o país. Os interessados podem saber mais detalhes no site: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/docs/medidas-anticorrupcao-1.pdf