Cidadeverde.com

POLÍCIA RASTREIA DINHEIRO DO TRÁFICO DE DROGAS

A Polícia civil do Piauí, por meio do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, conseguiu rastrear a movimentação financeira de uma quadrilha que estava agindo no Piauí, com ramificação em Santa Catarina e no Paraná.  O líder da quadrilha é Cléber dos Santos, preso em flagrante no dia 11 de abril deste ano, acusado de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas.

Com  ele, foram apreendidos 20 kg de cocaína no interior de um avião monomotor, com capacidade para cinco passageiros, que caiu em São Miguel do Tapuio, quando se preparava para aterrisar.


O laboratório contra a Lavagem de Dinheiro descobriu que nos últimos três anos, a organização criminosa , sob o comando de Cléber dos Santos, movimentou o equivalente a R$ 3 milhões, uma quantia sem justificativa plausível, assim também como um patrimônio incompatível com a renda declarada na Receita Federal.

Em 2012, ele abriu uma empresa de produtos de estética na cidade de Cascavel, no Paraná, com o objetivo de lavar o dinheiro de origem ilícita obtido com o tráfico de drogas. A justiça de São Miguel do Tapuio já pediu o sequestro de bens imóveis pertencentes aos membros da organização criminosa, espalhados no sul do país.

O trabalho desse grupo altamente especializado da polícia civil é acompanhar a movimentação financeira de grupos criminosos para desidratá-los a partir do confisco de bens. Para isso, executa uma ação de inteligência que rastreia origem, percurso e destino do dinheiro que alimenta os crimes.