Cidadeverde.com

CONSUMIDORES PEDEM A VOLTA DO MERCADO DO PRODUTOR

O Mercado do Produtor, realizado no estacionamento da Ponte Estaiada, de domingo até hoje, é uma dessas felizes iniciativas para aproximar o público consumidor dos pequenos comerciantes. Oportunidade para conhecer e comprar produtos fresquinhos e sem agrotóxicos e, ainda, ajudar o crescimento de um segmento  que vem ganhando força a cada ano na economia piauiense.


O Mercado é uma iniciativa do SEBRAE para dar visibiidade ao Movimento "Compre do Pequeno Negócio". No espaço, foi montada uma feira com frutas, verduras, hortaliças, queijos, temperos, cajuína, doces, licores e até flores tropicais, reuniindo 25 expositores de 6 comunidades. Além da comercialização de produtos, foi montado ainda um espaço com café da manhã regional.


As micro e pequenas empresas correspondem a uma força expressiva das economias  local e nacional. Elas representam nada menos que 95% dos empreendimentos do país e geram 17 milhões de empregos com carteira assinada. Traduzindo esses números para cifras, são  R$ 334 bilhões em impostos arrecadados, equivalente a 27% do PIB nacional. Se puxarmos para o Piauí, os pequenos respondem por 42 mil empreendimentos.


Quem visitou o Mercado do Produtor gostou do que viu. Por isso mesmo, a iniciativa não deve ser isolada, mas repetida, pelo menos, uma vez por mês. Nas demais capitais brasileiras, é comum a realização de feiras abertas, nas quais o consumidor pode comprar frutas e verduras novinhas. O consumidor teresinense espera que o SEBRAE, com o apoio do Poder Público, leve adiante essa ideia e continue a promover o evento periodicamente, com uma frequência cada vez maior. Produtores e consumidores agradecem.