Cidadeverde.com

VIOLÊNCIA EXIBIDA NAS REDES


É simplesmente assustador o vídeo que está circulando nas rededes sociais, por meio do aplicativo WhattsApp, no qual uma garota, tomada pela raiva de ter sido difamada por um menino, usa e abusa de atos violentos, ameaçando- o com um canivete até despi-lo por inteiro com a ajuda da arma.
Impressionante é o grau de agressividade que a garota assume e a vontade expressa da mesma de que tudo fosse filmado para ser exibido posteriormente com a ajuda da internet. A adolescente diz, em determinado momento, que pretende ser uma dentista no futuro. Espera-se que os anos de estudos vindouros sirvam também para serenar os seus ânimos.


A todo dia, somos postos à prova por diversas situações que podem nos causar desconforto, ou até mesmo raiva, indignação. O que não podemos é sair por aí externando essa raiva de forma violenta, ameaçando quem quer que seja. Para isso, a humanidade passou por um processo civilizatório e permitiu que vivêssemos hoje em um Estado de direito, no qual as querelas devem ser resolvidas na justiça.


Se ferimos a lei, perdemos a razão e voltamos à barbárie, quando as disputas eram resolvidas no braço, e não pela razão. É preocupante a escalada de violência que vem tomando conta das pessoas, em todas as esferas sociais. E, mais preocupante ainda, como a internet, uma ferramenta fantástica de conhecimento e interação humana, vem sendo desvirtuada para disseminar ódio e agressão. Precisamos repensar nossos valores e comportamentos, se quisermos preservar a humanidade do mal que ameaça a sua própria existência.