Cidadeverde.com

Ponto de ônibus modelo para Teresina

O estado de Santa Catarina apresenta mais uma novidade desenvolvida para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Novidade que bem poderia servir de exemplo e ser copiada em outros lugares, especialmente Teresina. É uma parada de ônibus ecológica, confortável e que ainda presta serviço  adicional aos usuários, como o carregamento do celular.

O protótipo foi desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e, por enquanto, apenas um modelo foi confeccionado. A estrutura é 100 % reciclável, com placas fotovoltaicas para carregar o celular enquanto o passageiro espera o ônibus, e o telhado verde permite a reutilização da água da chuva. Ou seja, um equipamento urbano sustentável que merece ser multiplicado país afora.

O teto verde possibilita um melhor conforto térmico, algo absolutamente necessário em uma cidade que registra, com facilidade, temperaturas superiores a 40° C. E a geração de energia proporcionada pelas placas fotovoltaicas é  suficiente para iluminar o equipamento com as lâmpadas de LED, além de irrigar a cobertura e permitir o carregamento de celulares. Perfeito, não?

Não é de hoje que os passageiros de transporte coletivo de Teresina reclamam das paradas de ônibus da capital, quando elas existem, já que em alguns lugares há somente uma placa afixada a um poste. Normalmente, elas são quentes e desconfortáveis e não conseguem proteger os passageiros do sol ou da chuva. 

A nação, os estados e as cidades brasileiras precisam investir na qualidade e no conforto do transporte público, para que ele se torne atrativo e possa servir adequadamente à população. Do contrário, o trânsito nas ruas continuará cada vez mais complicado, com congestionamentos quilométricos, provocados por um número crescente de automóveis e motocicletas.