Cidadeverde.com

Operação Presença da PM começa a funcionar sexta-feira


A própria polícia militar assustou-se com a escalada de criminalidade na capital e elaborou uma reação para conter ou, pelo menos, inibir a ação dos bandidos. A partir desta sexta-feira, a PM iniciará a operação Presença, com viaturas colocadas em pontos estratégicos da cidade. Serão 50 carros, com três policiais cada, totalizando 150 homens.


Hoje ainda, o Comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, irá se reunir com todos os comandantes dos batalhões para que eles indiquem as áreas mais críticas onde deverão ficar os carros. O mais importante é que esses carros não ficarão totalmente parados. A cada hora, eles se deslocam para um outro ponto, previamente definido, formando a chamada "Roda dos Ventos".


Todas as viaturas irão circular com o número do telefone e do aplicativo WhatsApp para que as pessoas do bairro possam acioná-las em caso de alguma ocorrência ou movimento suspeito. Assim, em vez de ligar para o 190, número geral da polícia, o cidadão já liga para o carro que está circulando em sua área e tem um atendimento mais rápido.


A cidade estava mesmo precisando de uma ação eficaz que mostrasse a presença ostensiva da polícia nas ruas para garantir mais tranquilidade aos moradores. O que se espera agora é que os marginais que venham a ser presos pelos policiais não sejam postos em liberdade logo no dia seguinte, a exemplo do que aconteceu com o assaltante que atacou duas mulheres em frente a uma loja da zona leste na semana passada. A polícia localizou e prendeu o bandido, mas ele não passou nem dois dias atrás das grades. Se continuar assim, toda a energia e trabalho da polícia serão desperdiçados e os habitantes voltarão a ficar sob a mira das armas de criminosos.