Cidadeverde.com

Lava Jato chega ao Piauí

A Operação Lava Jato desembarca aqui no Piauí, na sua 26ª fase, denominada Xepa, que foi desencadeada na manhã de hoje.  Nas primeiras horas desta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu um mandado de condução coercitiva e levou uma pessoa para prestar depoimento na sede do órgão, na Ladeira do Uruguai. Os trabalhos no Piauí estão sendo conduzidos pelo delegado Alexandre Uchoa.

Nesta fase, a Polícia está apurando o pagamento de vantagens indevidas por parte da construtora Odebrecht a pessoas com vínculo com o poder público. Por enquanto, os delegados federais aqui no Piauí não adiantam qualquer detalhe sobre o depoimento que está sendo prestado em Teresina. Eles alegam que, por conta da complexidade e da natureza dessa operação, todas as informações estão concentradas em Curitiba.

A cada dia, um novo foco da Operação Lava Jato vai revelando mais detalhes do esquema de pagamentos de propinas por parte das empreiteiras que prestam ou prestaram serviço ao Poder Público. Nesta fase, realizada hoje, os policiais dão prosseguimento à Operação Acarajé, que resultou na prisão do marqueteiro do PT, João Santana e da mulher dele, Mônica Moura.

A Polícia Federal tem desempenhado importante  papel neste trabalho de lavar as sujeiras escondidas nos canais obscuros do propinoduto que se instalou no país para desviar dinheiro público. Junto com o Ministério Público Federal, as duas instituições são, hoje,  o baluarte em defesa de um Brasil mais transparente e mais justo. Por isso, merecem o apoio de toda a população brasileira na defesa da prerrogativa de uma atuação autônoma e independente.