Cidadeverde.com

Ciclistas em defesa da Frei Serafim

Um grande passeio ciclístico está programado para hoje à noite, com concentração a partir das 19h, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa.  E, desta vez, o prazer de pedalar não é o único motivo que move os ciclistas. Na verdade, eles vão fazer um protesto cívico contra a possível alteração no canteiro central da avenida Frei Serafim para a construção dos terminais de ônibus urbanos, previstos no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina.

A campanha em defesa da preservação da paisagem atual da Avenida Frei Serafim  conta com o apoio do Ministério Público do Estado, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Conselho Regional de Engenharia, OAB e IPHAN. No convite feito aos ciclistas, todas essas entidades apelam para o risco de haver uma desconfiguração de um dos maiores símbolos históricos da capital. A avenida Frei Serafim, sem dúvida, é um dos logradouros mais bonitos da cidade, com uma vegetação exuberante que garante a sombra tão necessária para os pedestres que circulam por seu canteiro central.  Agredir o seu paisagismo traria, sem dúvida, um prejuízo inestimável para a população.

Questionada sobre o projeto, a Secretaria Municipal de Planejamento disse que ainda não há sequer o projeto das estações para a avenida Frei Serafim. Justamente pela importância urbanística dessa via, a STRANS está realizando uma licitação específica para escolher o melhor projeto para os terminais, o que significa, nas palavras do Secretário Washington Bonfim, o que menos interferir na paisagem do local.