Cidadeverde.com

Conta de luz mais baixa a partir de hoje

Parece até pegadinha de primeiro de abril, mas é pura verdade. A partir de hoje, as contas de energia elétrica serão reduzidas em todo o país. Isso foi possível graças à ajuda da natureza, que contribuiu com um maior volume de chuvas nesse início de ano, aumentando o nível de água dos reservatórios que alimentam as usinas hidrelétricas. Com isso, cai o custo de produção da energia elétrica.

Desde o início do ano passado, o governo federal instituiu as bandeiras tarifárias para compensar o gasto a mais na produção de energia elétrica. Com o nível dos reservatórios em baixa, durante todo o ano passado, o governo foi obrigado a acionar as termelétricas, movidas a carvão, e de custo bem mais alto. A conta, claro, foi repassada aos consumidores, que tiveram que pagar a tarifa vermelha.

Como agora em 2016 as águas de março foram razoavelmente generosas, as termelétricas foram desligadas e a tarifa verde voltou a ser praticada, reduzindo a conta no final do mês. É bem verdade que a recessão e a inflação também contribuíram para essa redução, uma vez que provocou a diminuição no consumo das famílias e da indústria.

Mas essa discreta queda no valor da conta de energia no final do mês não significa sinal livre para que as pessoas voltem a consumir energia indiscriminadamente. A cultura de economizar energia deve ser constante, independente da oscilação no valor da conta. O desperdício, em todos os setores, deve ser combatido sistematicamente. Quando isso acontece, todos saem ganhando, inclusive o planeta.