Cidadeverde.com

A dívida da Eletrobrás com o Piauí

O novo presidente da Eletrobrás Piauí, José Salan Melo, tomou posse ontem, tendo à frente um grande desafio e também uma enorme dívida com os piauienses: fornecer um serviço de qualidade, sem as oscilações e interrupções de costume, que trazem tantos prejuízos à população. A insatisfação dos moradores e empresários do Piauí com a Eletrobrás é gritante.

Preocupa, no entanto, que no discurso de posse, o presidente tenha dado maior enfoque ao combate das gambiarras e recuperação das dívidas dos clientes, que já somam R$ 200 milhões. Não que isso não seja importante. Ao contrário, a empresa precisa se capitalizar para voltar a fazer manutenção permanente e investir na ampliação da rede. A preocupação é que a maior arrecadação só se justifica se for para melhorar o serviço prestado hoje.

Atualmente, é voz corrente entre os dirigentes de indústrias, lojistas e prestadores de serviço que a economia do Piauí é muito prejudicada pela baixa qualidade da energia  distribuída. O setor produtivo queixa-se que perde máquinas, a produção fica parada e os serviços não funcionam como deveriam porque a energia, insumo indispensável para os negócios, não corresponde à expectativa.

Quase toda empresa no estado, seja ela pequena ou grande, tem que gastar dinheiro na compra de um gerador, para não ter que fechar as portas a cada vez que falta energia. E ela costuma faltar sempre que o vento sopra um pouquinho mais forte. Até para realizar um pequeno evento, os organizadores já sabem que têm que contabilizar o custo do aluguel de um gerador, se não quiserem passar o vexame de ficar no escuro.

A mesma coisa acontece com a população. Muitos eletrodomésticos são perdidos, produtos do freezer  e da geladeira descongelam nas incontáveis faltas de energia. Isso sem falar nas noites em claro quando não há energia para fazer funcionar o ventilador ou o aparelho de ar condicionado.  Por todas essas razões, o desafio do novo presidente é grande. Resgatar a imagem da Eletrobrás no Piauí não é tarefa fácil, mas precisa ser feita imediatamente.