Cidadeverde.com

Aplicativo ajuda a fiscalizar campanha eleitoral

Na era da informação instantânea, o uso da tecnologia está ajudando a aproximar o cidadão dos órgãos públicos. As novas ferramentas desenvolvidas têm servido, por exemplo, para colaborar com a ação da polícia, por meio de denúncias feitas em aplicativos desenvolvidos especificamente para esse fim.

Neste ano de eleições municipais, o Ministério Público Federal decidiu lançar mão desse recurso para contar com a ajuda de milhões de eleitores espalhados por todo o estado para fiscalizar os candidatos a prefeitos e a vereadores. O aplicativo “SAC MPF” foi desenvolvido para os sistemas android e IOS e, por meio dele, o eleitor pode fazer denúncias de abuso ou desvio da conduta eleitoral, inclusive anexando fotos, vídeos, áudios ou documentos.

Hoje, praticamente todo brasileiro dispõe de um celular ligado à internet. Como o Ministério Público não pode estar presente em todos os lugares, cabe à população exercer a sua cidadania, realizando o controle social e denunciando eventuais distorções no processo eleitoral.

Ou o eleitor faz sua parte, fiscalizando, cobrando e exigindo eleições limpas, ou não vai poder reclamar depois da qualidade dos políticos eleitos, como aconteceu agora na votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente na Câmara, quando assistiu-se a um festival de bobagens ditas por parlamentares despreparados. Quando políticos ruins são eleitos, a culpa é de quem os coloca lá.

Portanto, com o aplicativo disponível gratuitamente, resta-nos ficar de olho na condução da campanha eleitoral, como fiscais da lei, para garantir a lisura do processo e colaborar com uma democracia sólida e madura. Esse é o primeiro passo para mudar o Brasil. Depois, não adianta ficar reclamando nas redes sociais.