Cidadeverde.com

Nós já pagamos R$ 900 bi em impostos

Em ano de recessão como o que estamos vivendo em 2016, o dinheiro some de circulação e, mais ainda, do bolso da maioria dos brasileiros. Por isso mesmo, é até difícil imaginar altas cifras, como a de R$ 900 bilhões. Pois esta foi a quantia paga em impostos por nós, brasileiros, até o último domingo, dia 12, segundo o impostômetro mantido pela Associação Comercial de São Paulo.

É muito dinheiro pago por uma população que vive um momento de arrocho financeiro, com empresas fechando diariamente e o número de desempregados crescendo de forma assustadora.  Os brasileiros pagamos impostos demais por serviços de menos recebidos como contrapartida.

Por isso mesmo, é imprescindível que alcancemos a estabilidade política necessária para votarmos a reforma tributária, vital se quisermos recuperar a economia do nosso país. Estamos todos, patrões e empregados, com a corda no pescoço.

O Estado brasileiro gasta muito e gasta mal, especialmente no custeio da máquina pública. Consequentemente, sobra pouco para investir em atividades fins, como educação, segurança, saúde e mobilidade urbana. Por exemplo, ainda engatinhamos com relação ao transporte ferroviário. Onde está o anunciado trem bala que ligaria o Rio de Janeiro a São Paulo? E a conclusão da Transnordestina?

Os eleitores devem ficar vigilantes ao comportamento dos parlamentares que elegeram. Até quando eles vão ficar brigando por cargos e propinas, em vez de votarem o que realmente interessa ao país e ao seu povo?