Cidadeverde.com

O pessimismo começa a ceder

Depois de um longo período de pessimismo no meio empresarial, afetado pela recessão econômica do Brasil, os ventos, finalmente, começam a soprar favoravelmente, ainda que de forma bastante tímida. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria- CNI- realizada no período de 1 a 13 de junho com 577 empresas aponta que a indústria continua em queda, porém a um ritmo menor.

O índice de evolução do nível de atividade registrou uma pontuação de 40,1  pontos  no mês de maio contra os 36,4 registrados em abril. Quando essa pontuação fica abaixo de 50, o índice é considerado negativo. Foi o que aconteceu agora. Porém, um pouco menos negativo que no mês anterior.

Outro dado registrado pela pesquisa é de que os empresários estão mais confiantes e, portanto, mais dispostos a investir. O indicador que mede essa intenção passou de 23,2 para 26,9. Como dissemos no início, a mudança de curva do pessimismo ainda é muito pequena, no entanto, sinaliza para uma nova expectativa de negócios.

Tudo o que país precisa agora é justamente a retomada da confiança do setor empresarial para que a economia volte a funcionar como deve, gerando emprego e renda. O prejuízo acumulado até agora foi enorme. É hora de recuperarmos o tempo perdido. O setor econômico do governo tem mostrado sinais positivos, o problema continua sendo a política. Esta afunda a cada dia, arrastando um número maior de pessoas.