Cidadeverde.com

A sinfonia do sertão

Um espetáculo para ser eternizado na memória. A Cantata Gonzaguiana interpretada pela Orquestra Sinfônica de Teresina, com arranjos do maestro Aurélio Melo  e voz do artista João Cláudio Moreno,  é um desses trabalhos que orgulham o Piauí. E de tão belo, finalmente, ganhou registro definitivo com a gravação em DVD, lançado ontem à noite durante apresentação no Teatro  4 de Setembro.

A riqueza musical de Luiz Gonzaga é inquestionável. Ele conseguiu expressar o sentimento nordestino, com toda a beleza e tristeza que este comporta, em músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro popular, exaltando a identidade regional como nenhum outro artista.

E o concerto  comandado pelo maestro Aurélio retrata bem essa diversidade de ritmos nordestinos com o refinado toque dos arranjos da orquestra. O casamento do erudito com o popular resulta num conjunto de extremo bom gosto e sofisticação capaz de agradar aos ouvidos mais exigentes. Todos os instrumentos da orquestra atuam harmonicamente em uma sinfonia de sons que exalta Luiz Gonzaga e, ao mesmo tempo, remete aos concertos clássicos das mais finas salas de audição.

E o tempero que dá o sabor nordestino ao concerto vem pela participação impecável do múltiplo artista João Cláudio Moreno, que não só canta, como dá uma aula sobre o Rei do Baião e os valores por ele defendidos. João estava completamente à vontade no palco, fazendo o que mais gosta: resgatando a cultura nordestina por meio da arte. Um trabalho que realmente merece ser conferido, o que pode ser feito agora por meio do DVD,  para quem não teve oportunidade de ir ao teatro.