Cidadeverde.com

Teste de cidadania na volta às aulas

A volta às aulas, hoje,em muitas escolas da capital, é também um teste de civilidade para os pais de alunos. Nas portas dos maiores estabelecimentos de ensino é comum o festival da falta de bom senso quando se trata de parar o carro para deixar a criança na escola. Isso porque boa parte dos pais não quer se dar ao trabalho de parar a uma ou duas quadras de distância e ir caminhando até o portão do colégio com o filho. Alegam falta de tempo e de segurança.

Mas a verdade é que o que prevalece mesmo é o comodismo de querer parar bem em frente ao portão da escola, mesmo quando não é possível. E para isso não se intimidam de formar filas duplas ou triplas, atrapalhando o trânsito na rua inteira.

O maior paradoxo é que fazem isto no justo momento em que estão levando os filhos para o lugar onde devem ser educados, esquecendo-se de que a educação começa com o exemplo dos pais. Não adianta pagar escola cara e, na prática, ter um comportamento inadequado diante das crianças. Elas aprendem bem mais pelo exemplo do que pela teoria, ainda mais se o exemplo vem dos pais.

Cidadania ainda é um conceito muito rarefeito por aqui. No trânsito, então, praticamente não existe. O que se vê nas ruas de Teresina é uma selva na qual cada um quer ter razão, fazendo com que todos percam a sua. Um mínimo de respeito e civilidade aos outros motoristas e, sobretudo, aos pedestres é o que se espera dos primeiros educadores na vida de uma criança: os pais ou responsáveis.