Cidadeverde.com

O desafio do quarto mandato do Prefeito Firmino Filho

Teresina encerrou o processo eleitoral ontem mesmo, com a vitória em primeiro turno do tucano Firmino Filho, que irá administrar Teresina pela quarta vez, uma hegemonia jamais vista na capital piauiense. O prefeito iniciou a vida pública como técnico, no comando da secretaria municipal de finanças, na gestão do professor Wall Ferraz. Mas logo tomou gosto pela política e consagrou um modelo de administração que vem se repetindo sucessivamente ao longo dos anos.

O médico Dr. Pessoa, do PSD, acreditou que seria possível levar a eleição ao segundo turno e conseguiu uma expressiva votação, alcançando 39,77% dos votos válidos contra 51,14% de Firmino. O prefeito conquistou, além da reeleição, uma folgada bancada de sustentação na Câmara Municipal de Teresina, com 23 vereadores da sua coligação.

Com a experiência adquirida ao longo de três mandatos e um bloco majoritário de apoio na Câmara Municipal, espera-se do prefeito reeleito uma administração sem tropeços. Para isso, terá que vencer alguns inimigos, um deles decorrente  da longa permanência no cargo, que é a acomodação. O desafio é reinventar-se para apresentar propostas novas e criativas para problemas estruturais da cidade como a falta de saneamento e a mobilidade urbana. O outro desafio é conseguir mostrar serviço diante de uma crise financeira grave que sufoca os cofres públicos, restando pouco ou quase nada para investimentos.

Como já é prefeito e conhece bem a realidade da cidade que administra ele não deve receber  o benefício dos primeiros cem dias de espera por parte da população. Firmino já deve começar a nova administração como continuação da atual, sem tempo para testes ou dúvidas e mostrando o trabalho para o qual  os 220.042 eleitores o elegeram.