Cidadeverde.com

Educação de Teresina entre as melhores

Mais uma vez,  a educação aparece para resgatar a autoestima dos piauienses e alimentar o nosso orgulho. Na relação das cem melhores escolas do país, divulgadas ontem pelo MEC, três são de Teresina, sendo que uma delas ocupa a segunda posição. O Instituto Dom Barreto, há tempos, já vem se destacando no cenário nacional, a ponto de despertar ciúme nos estados do sudeste, que chegaram a questionar a posição da escola teresinense no ranking  das melhores. Puro preconceito!

Não só o Dom Barreto conquistou o segundo lugar geral, ficando atrás apenas de uma escola paulista, como outras duas escolas da capital também obtiveram  classificação entres as 25 de maior nota. O Educandário Santa Maria Goretti obteve o 17° lugar; e o Colégio Lerote, o 25°.

A pontuação é obtida a partir das notas do ENEM nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Os alunos daqui conseguiram notas superiores aos de muitas escolas das regiões mais ricas do país, como sul e sudeste. Prova da eficiência do nosso ensino e do comprometimento dos professores.

A classificação divulgada ontem não é o único indicador do bom desempenho dos estudantes de Teresina. Os concursos de âmbito nacional já testemunharam a capacidade dos alunos daqui, tanto que eles passaram a ser temidos pelos concorrentes de outros estados.

Recentemente, uma outra pesquisa apontou o ensino municipal de Teresina como o terceiro melhor do país, atestando que qualidade na educação não é diretamente proporcional à riqueza do meio. Gestão escolar, compromisso, dedicação e talento são os ingredientes indispensáveis para garantir bons resultados na aprendizagem dos alunos. Felizmente, Teresina já descobriu esta receita.