Cidadeverde.com

De olho no relógio

Hoje é o primeiro dia útil do horário de verão 2016, que entrou em vigor neste domingo em dez estados brasileiros , mais o Distrito Federal. Desde ontem, os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. O novo horário vai se estender até o dia 19 de fevereiro de 2017 e o governo estima economizar, durante esse período, R$ 147,5 milhões.

Embora o Nordeste esteja fora da área do horário de verão, nós aqui também somos atingidos pela medida. A partir de hoje, por exemplo, as agências bancárias do Piauí alteram o horário de funcionamento para se adequarem ao horário de Brasília. Assim, elas passam a abrir e a fechar uma hora mais cedo. Se você tem algo a resolver no banco, portanto, saiba que ele irá fechar às 15h, e não mais às 16.

Também é preciso ficar atento aos horários de voos, porque eles também serão alterados por conta das escalas e conexões. Dessa forma, se você vai viajar agora e comprou a passagem antes, saiba que o seu avião irá partir uma hora mais cedo. A mesma coisa acontece com a programação de TV.

A ideia do horário de verão é aproveitar a maior incidência de luz nessa época do ano para economizar energia, mas acaba mexendo com a vida de todo mundo. As empresas do Nordeste que precisam fechar negócios com as sedes de suas companhias no sul, sudeste e centro-oeste têm que ficar de olho no relógio para não perder o contato.