Cidadeverde.com

O reconhecimento pelo mérito

Uma conquista que merece ser celebrada. O professor José Arimatéia  Dantas Lopes é agora o presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), após ser escolhido durante eleição realizada na semana passada na Università di Parma, na Itália, por 32 reitores dos 34 presentes na assembléia.

O grupo é formado PR 72 instituições de ensino superior, entre universidades federais, estaduais, confessionais e comunitárias que, juntas, reúnem mais de um milhão de alunos matriculados na graduação e 90% dos programas de pós-graduação estricto-sensu e dos grupos de pesquisa, consolidados no país.

O destaque do reitor da UFPI entre tantos gestores de universidades é consequência do seu mérito como defensor e promotor da educação. Mesmo administrando uma universidade de estado pobre, o professor Arimatéia mostrou-se ousado na política de expansão dos cursos de pós-graduação, tanto os realizados aqui, quanto os desenvolvidos por meio de convênios com outras universidades, os chamados cursos interinstitucionais.

A UFPI, sob sua gestão, abriu as portas para acolher o Salão do Livro do Piauí, um dos maiores, senão o maior, evento cultural do Estado. E assim, o universo da leitura uniu-se ao público acadêmico numa perfeita combinação de interesses.

Com a presidência do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, a Federal do Piauí deve crescer mais ainda, expandindo seus horizontes além fronteiras. E quando a nossa educação brilha lá fora, todos nós reluzimos aqui dentro.