Cidadeverde.com

Segurança no trânsito ganha apoio do Ministério Público

O problema das mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito tornou-se tão grave que o Ministério Público Estadual resolveu entrar em ação e  está lançando, a partir de hoje, uma campanha pela paz no trânsito e em defesa da vida, com o apoio do DETRAN.

Não é para menos. Os acidentes de trânsito viraram um problema de saúde pública. Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Brasil possui a maior taxa de mortalidade no trânsito entre os países da América do Sul. A maioria dos acidentes é causada por imperícia ou imprudência dos motoristas, que insistem em desrespeitar as regras básicas de segurança.

Ainda é comum encontrar condutores dirigindo embriagados, pondo em risco a própria vida e a dos outros que cruzam seu caminho. Sem falar na imprudência dos motociclistas que insistem em conduzir suas motos sem o uso do capacete.

O Hospital de Urgência de Teresina está sempre lotado de pacientes que foram vítimas da violência no trânsito. Quando não morrem, muitas vezes, ficam com sequelas irreversíveis, trazendo incontáveis prejuízos para o sistema de saúde e previdência social.

Por tudo isso, a campanha lançada hoje pelo MP, que começa pela cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, deve ser permanente. E não apenas uma iniciativa isolada do órgão, mas de todos os condutores de veículos.