Cidadeverde.com

Voluntários que salvam vidas

O Centro de Valorização da Vida – CVV -  é uma dessas organizações que trabalham silenciosamente, sem alarde ou propaganda, e que produzem resultados impressionantes. Fundado em São Paulo há mais de meio século, atua prestando apoio emocional a pessoas que estão fragilizadas e, muitas vezes, à beira do desespero.

O centro é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecido como de utilidade pública, que se dedica a ouvir os outros. Por conta dessa audição solícita e desprovida de preconceitos, tem conseguido evitar muitos casos de suicídio. Os voluntários são treinados a manter total sigilo sobre o que ouvem e a não julgar quem está do outro lado da linha. Um trabalho de dedicação e boa vontade que tem salvado muitas vidas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde,  a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. E nove entre dez casos podem ser prevenidos. Como nem todo mundo tem acesso a tratamento de saúde mental, o simples ato de poder contar com alguém do outro lado da linha que possa dar um pouco de atenção ao desabafo do paciente já ajuda muito.

Mas para realizar esse serviço, é necessário um contingente grande de voluntários. E para isso, o CVV vai iniciar um curso para voluntários a partir do próximo dia 28, destinado a pessoas com idade acima de 18 anos. O treinamento será realizado durante quatro finais de semana. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3222-0000.