Cidadeverde.com

A cidade para as pessoas

A  ideia não é  nova e, vez por outra ,ressurge como se fosse uma solução milagrosa para a revitalização do comércio do centro de Teresina. Não é. Reabrir a rua Teodoro Pacheco para o tráfico de veículos em frente ao Teatro 4 de Setembro não vai melhorar as vendas das lojas do centro, mas vai piorar, e muito, o convívio das pessoas naquele espaço cultural que envolve o Teatro, o Clube dos Diários, o Centro Artesanal e a própria praça.

É tendência em todo o mundo fechar espaços para a circulação de pedestres. Em Londres, por exemplo, os carros que circulam na região central pagam pedágio por isso, exatamente para desestimular o fluxo de veículos naquela área. Outros exemplos de restrição ao tráfego de veículos nas áreas centrais podem ser vistos em Berlim, Madri, Roma.  Afinal, as cidades devem ser pensadas para as pessoas, não para os carros. Teresina não pode seguir o caminho inverso. A praça Pedro II é uma extensão do Teatro 4 de Setembro e assim deve ser preservada.

O centro comercial merece ser revitalizado? Sim. A começar pela acessibilidade das calçadas, limpeza e segurança de suas ruas. Não é com mais carros poluindo as ruas e tirando o espaço dos pedestres que a vida dos lojistas irá melhorar.

A população, mais uma vez, irá resistir a essa proposta. E já há uma manifestação marcada para o dia 27 de janeiro, às 18h, em frente ao Teatro. Resistência pacífica, criativa, em defesa da cidade e da sua gente.