Cidadeverde.com

Por que menores cometem crimes cada vez mais cedo ?

Ontem, mais uma vez, a população de Teresina  assistiu, estarrecida, à entrevista dos menores acusados de assassinar um taxista na zona sul da cidade. Impressiona a frieza com que o adolescente de 14 anos relata o que aconteceu na noite de segunda-feira. Eles mataram o taxista com várias facadas e não demonstraram qualquer sinal de arrependimento pelo que fizeram.

Os dois acusados são usuários de droga e, como muitos outros nessa  mesma condição, não hesitam em fazer uso da violência para conseguir dinheiro, a fim de manter o vício. É assustador como uma quantidade cada vez maior de jovens se entrega à dependência das drogas e, com isso, passam a praticar crimes de toda natureza; alguns, com requintes de crueldade.

É fato que a inimputabilidade para menores de 18 anos estimula os traficantes a atrair esses adolescentes em idade cada vez mais tenra. Certos de que não poderão cumprir pena, eles são empurrados para o mundo do crime de forma impiedosa. E passam a agir com um violência de assustar até mesmo os mais experientes policiais. Mas é certo também que a droga lhes parece um caminho mais fácil porque não há muitas perspectivas positivas no caminho desses menores.

A punição é necessária? Sim. No entanto, tão necessária quanto esta é a escola pública de qualidade, as opções de esporte, arte e oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Quanto maior o investimento em educação, esporte e cultura, a partir da infância, menores serão as despesas e o sofrimento decorrentes das ações que esses jovens possam adotar ao tornarem-se dependentes químicos. Pode levar tempo e dar trabalho, mas é o único caminho possível para enfrentar a violência.