Cidadeverde.com

O que fazer para se prevenir contra o câncer

Amanhã é o dia mundial do câncer, uma doença que vem se espalhando de forma crescente no mundo todo, em função do envelhecimento natural da humanidade. Quanto mais as células se reproduzem ao longo da vida, mais elas têm chance de apresentar algum defeito genético que dê origem ao câncer.

Aqui no Piauí, vem chamando a atenção dos oncologistas o aumento de casos de câncer de próstata. Um alerta para que os homens deixem o medo e o preconceito de lado e façam o exame regularmente a partir dos cinquenta anos. Outro câncer de grande incidência é o de mama.  Para o médico Antônio de Pádua, “Não tem jeito. Com o passar do tempo, cada vez mais pacientes vão apresentar câncer”, prevê.

O que fazer, então, diante, desse prognóstico? Mudar o estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis, como praticar atividade física, combater a obesidade, evitar  o  álcool, o cigarro e as carnes processadas. Manter relações de amizade e um bom convívio social também ajuda.

A contrapartida ao avanço dos novos casos de câncer são os progressos na área médica, que têm ajudado a prolongar a vida do paciente e, mais que isso, prolongar com qualidade. Novas técnicas de tratamento e diagnóstico permitem o uso de medicamentos que agem diretamente sobre o tipo de tumor descoberto.

A biópsia líquida retira sangue para fazer pesquisa de DNA tumoral e, assim, descobrir os tipos de tumor que se espalham pelo corpo em metástase. O tratamento alvo age especificamente sobre as células que apresentaram mutação genética, evitando a morte de células sadias. E, por fim, outra esperança no tratamento que já vem sendo utilizada com sucesso é a imunoterapia, que bloqueia o inibidor do sistema imunológico da pessoa acometida com câncer, fazendo com que o próprio organismo reaja à doença.  

De qualquer forma, o tratamento é sempre doloroso e traz muitas sequelas, de ordem física e psicológica. Portanto, bom mesmo é nos conscientizarmos de que precisamos cuidar melhor do nosso corpo e da nossa mente, cultivando tempo para o lazer, a família e para tudo o que nos faz felizes.