Cidadeverde.com

Incerteza política atrasa o crescimento do país

O Brasil amanheceu hoje completamente mergulhado na escuridão da incerteza. A força da delação do empresário Joesley Batista, proprietário do grupo JBS, teve o poder de dinamitar o que restava de governabilidade em Brasília. À custa de muitas concessões políticas e econômicas, o Presidente Michel Temer vinha conseguindo dar seguimento à votação das reformas trabalhista e da previdência. Com isso, a economia começava a dar sinais de reaquecimento, com inflação em queda e ligeiro crescimento do PIB.

Tudo isso fica agora comprometido, depois da divulgação da denúncia de que o Presidente teria autorizado  pagamento a Eduardo Cunha para obter o seu silêncio, um procedimento que caracteriza tentativa de obstrução à justiça. Michel Temer encontra-se agora como um paciente na UTI em estado gravíssimo.

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, grande aliado do governo, também foi denunciado por ter pedido R$ 2 milhões para pagar as custas da sua defesa nas investigações da Lava Jato. O Supremo Tribunal Federal já determinou o afastamento de Aécio do mandato de senador, assim como do deputado  Rocha Loures do mandato de deputado federal.

O líder da Rede apressou-se em pedir o impeachment do Presidente Michel Temer. Os adversários consideram que ele não tem mais condições morais para governar o país e pedem a renúncia dele. Hoje, as conversas em Brasília giram em torno de como seria a sucessão, se por eleições diretas ou indiretas. Os assessores próximos do presidente dizem que ele não cogita renunciar. Pela lei, no caso de afastamento do presidente, o Congresso deve realizar eleições indiretas dentro de um mês. E aí fica a indagação: que tipo de presidente será eleito do atual Congresso, onde praticamente todos os parlamentares têm algum grau de envolvimento com corrupção?

E, mais ainda, como fica a economia do país diante de tamanha turbulência? O mercado  já começou a reagir negativamente. E aquele sonho de recuperação do setor produtivo com crescimento do PIB e leve reaquecimento no mercado de trabalho foi para o buraco. Dias sombrios virão pelo frente. A solução para esse imbróglio precisa vir rápida e precisa.