Cidadeverde.com

Um novo aeroporto para Teresina

O prefeito Firmino Filho está hoje em Brasília para tratar do aeroporto de Teresina, um tema que vem sendo debatido já há algum tempo, devido a precariedade com que funciona o atual, em tamanho reduzido, sem conforto, sem aparelhos de orientação para pousos e decolagens em dias de chuva forte e até mesmo sem o finger, aquele tubo que liga a aeronave à sala de desembarque.

As capitais em volta de Teresina já possuem aeroportos modernos e  confortáveis, aptos a receber um fluxo maior de turistas. Teresina vem se consolidando como uma cidade de eventos, mas, para isso, precisa de infraestrutura compatível, a começar pela porta de entrada, que é o aeroporto.

Não é de hoje que se fala na necessidade de um novo aeroporto para a capital piauiense. Já se chegou a discutir até mesmo o novo local onde ele poderia ser construído, mais afastado do centro, e longe dos prédios residenciais e comerciais. Mas o projeto não  anda. Agora, o prefeito tentar pegar carona em uma iniciativa que prevê a privatização de um conjunto de aeroportos do Nordeste e incluir Teresina nesse pacote por meio da Parceria Público Privada.

Semana passada, nós, piauienses, assistimos com uma pontinha de inveja à inauguração do aeroporto de Jericoacoara, no vizinho estado do Ceará. Parnaíba é uma cidade bem maior que Jeri, mas o nosso aeroporto no litoral não passa de um elefante branco sem serventia. Já está passando da hora de as coisas por aqui começarem a dar certo.