Cidadeverde.com

Uma árvore de presente, por favor!

 

Hoje de manhã, saí pelas ruas de Teresina para fazer uma reportagem , parando em diferentes lugares para fotografar. Mesmo ainda desfrutando dos ventos que sopram no mês de julho, já é possível sentir o calor abrasando à medida que as horas vão passando. No final da manhã, o sol já é tão intenso que começa a arder.

Por acaso, a tal reportagem é para o aniversário de Teresina e, como em todo aniversário que se preze, tem de ter presente, pensei em usar esse espaço para fazer um apelo aos moradores da cidade. Que tal cada um de nós, teresinenses de nascimento ou de adoção, presentearmos a cidade com uma árvore?

Seria, sem dúvida, a melhor maneira de homenageá-la. A cidade, localizada próxima à linha do Equador, apresenta temperaturas elevadíssimas, sobretudo no segundo semestre do ano, comprometendo a qualidade de vida dos seus habitantes. É só chegar o mês de agosto e o calor passa a ser o tema dominante em todas as conversas, mas, concretamente, pouco ou nada se faz para amenizar as condições climáticas que tanto nos incomodam.

Não custa nada, além de tempo e um pouquinho de disposição. Até mesmo as mudas podem ser obtidas de graça em um dos viveiros da cidade. Plantar é renovar a vida, é proporcionar sombra e beleza ao lugar onde se mora, é tornar a cidade mais amena e mais humana. Portanto, vamos arregaçar as mangas e replantar Teresina, colorindo suas ruas e avenidas de verde, fazendo brotar folhas e esperança no chão onde pisamos.