Cidadeverde.com

Contas de energia devem subir a partir de agosto

A escassez de chuva empurrou o Nordeste brasileiro para o sétimo ano consecutivo de seca. A água não caiu no volume necessário para encher os reservatórios e muitos deles já estão praticamente vazios. Aqui no Piauí, 25 municípios foram reconhecidos como em estado de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. O governo do Estado já havia decretado o racionamento de água em 27 municípios.

Como se não bastasse a dificuldade de conviver com a falta de água até mesmo para necessidades mais elementares, a estiagem vai penalizar ainda mais a população, que passará a pagar mais caro pela energia que consome. Isso porque a principal matriz energética do pais ainda está concentrada nas hidrelétricas e, quando falta água para que elas funcionem plenamente, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – eleva a bandeira tarifária. É o que vai acontecer a partir de agosto, quando a bandeira adotada passará a ser a vermelha.

Esse recurso foi implantado para incentivar os consumidores a adotarem um consumo consciente, evitando o desperdício. Para nós, aqui no Nordeste, a elevação da tarifa acontece justamente no período mais quente do ano, quando há maior necessidade de uso das geladeiras, ventiladores e aparelhos de refrigeração. Significa que os nordestinos seremos duplamente castigados, com o calor e com as contas mais altas.

Esta não é a primeira vez que o governo recorre à mudança da bandeira tarifária para conter o consumo por causa da estiagem. É o caminho mais fácil de tentar resolver o problema, quando o que deveria acontecer era o investimento em outras bases energéticas como as energias eólica e solar. Sol é matéria-prima abundante por aqui, no entanto é desperdiçado.  Em Israel, por exemplo, o governo subsidia a compra de placas de energia solar para a população, a fim de aproveitar o sol intenso que incide sobre o país para transformá-lo em energia. Andando pelas ruas de Jerusalém, é possível observar que em quase todo teto há a presença das tais placas. Taí um bom exemplo a ser copiado.