Cidadeverde.com

Dez municípios piauienses estão em risco por causa da chikungunya

Ele já estava quase esquecido, pouco se ouviu falar sobre ele nas últimas semanas, no entanto, continua vivo a atormentar a população piauiense. Quem pensa que estava livre do mosquito Aedes aegypti , está redondamente enganado. Traiçoeiro como é, estava esperando as chuvas cessarem de vez para que seus ovos começassem a eclodir. E é justamente o que está acontecendo agora.

A Secretaria de Saúde do Estado  informou que o número de casos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito, aumentou consideravelmente. Um crescimento de 103,9%, mais precisamente. A situação é tão grave que 10 municípios foram considerados em situação de risco e outros 75 estão em estado de alerta. O norte e o sul do Piauí são as regiões mais atingidas, com destaque para Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

A chinkungunya é uma doença que debilita o paciente, submetendo-o a fortes dores por todo o corpo, acompanhadas de febre alta. Os sintomas podem se estender por várias semanas,  e até meses, causando muito desconforto.

Portanto, nada de se acomodar, achando que a situação está sob controle. A população piauiense inteira deve redobrar a vigilância com os criadouros para impedir a proliferação dos mosquitos em água parada. Uma vez que o vírus está presente em nosso meio, esta é a única maneira de nos livrarmos dessa incômoda doença.