Cidadeverde.com

Eclipse atinge o céu e a terra

Dizem que a vida imita a arte. Hoje, a natureza acompanha a política, pelo menos, nos Estados Unidos da América. O país assistirá a um eclipse solar total, fenômeno raríssimo, no qual o astro rei ficará totalmente coberto pela lua. O espetáculo poderá ser visto no horário compreendido entre as 16h e 18h, pela hora de Brasília ( no Brasil ele será visto parcialmente nos estados do norte e nordeste). É, no mínimo, curioso que o eclipse total aconteça justamente em um momento em que o próprio país norte-americano também esteja envolto em sombras, fruto de uma política desastrosa do atual presidente Donald Trump.

Os Estados Unidos, reconhecidos como o país da democracia, dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades, enfim, a terra dos sonhos, esteja agora vivendo dias escuros com a volta de conflitos raciais violentos, sem que haja qualquer reação por parte do seu presidente. Trump, ao contrário, segue na contramão das conquistas de paz e liberdade.

Desde a campanha política que o elegeu presidente da maior potência mundial, Trump já anunciava seus propósitos de construir muros e barreiras para impedir a entrada de imigrantes. E assim ele tem governado. Em vez de pontes, ergue muros de indiferença e intolerância aos refugiados, aos latinos, aos negros, às minorias de uma maneira geral.

Na política internacional, reacende o velho discurso de força militar, ajudando a tensionar as relações já delicadas com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Por outro lado, já fala em ameaça a Venezuela. Um comportamento beligerante e intransigente em um mundo que pede diálogo e concórdia. Não é a toa que até o sol está se escondendo por lá, nestes tempos de treva política.