Cidadeverde.com

Fotógrafo piauiense expõe na Alemanha

 

O fotógrafo e professor de arte Antônio Quaresma atravessou o oceano para expor seu trabalho, a partir de amanhã, em uma galeria na cidade de Colônia, na Alemanha.  A exposição denominada “Terra Brasílis”  reúne 35 fotogramas feitos especialmente para essa mostra e pode ser vista até o dia 10 de outubro na Galerie Manoel Nunes, um espaço aberto por um piauiense radicado há 30 anos na Alemanha.

O fotograma é uma fotografia sem câmera, que consiste na produção manual de imagens feitas a partir da captação da luz. O trabalho é completamente artesanal e pode levar até meia hora para produzir cada imagem, sempre captada em fundo negro. “ É um experimento fotográfico com luz, sombras e materiais”, como define Quaresma.

Para essa exposição, Quaresma captou imagens de diferentes figuras, como caju, capim, avenca, artesanato, formando uma composição que é pura arte. Atualmente, este tipo de trabalho é bastante usado para decorar ambientes.

Já reconhecido como fotógrafo profissional no Estado, Antônio Quaresma começou a diversificar seu trabalho, investindo na técnica do fotograma, uma arte que requer, acima de tudo, paciência e sensibilidade, qualidades que ele tem de sobra para transformar figuras comuns em quadros com efeitos visuais de impacto, que já despertam a atenção dos piauienses e que, agora, irão conquistar os  alemães.