Cidadeverde.com

População do Piauí cresce 0,22%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE- divulgou ontem os novos dados sobre a população brasileira, que agora soma 207.660.929 habitantes, registrando um aumento de cerca de um milhão de pessoas com relação ao ano passado. O Estado de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com aproximadamente 45 milhões de pessoas.

O Piauí teve sua população aumentada em 0,22%, se comparada com o ano de 2016. Hoje, somos 3.219.257 habitantes distribuídos em 224 municípios. Essas informações servem para balizar o planejamento governamental. O Estado está crescendo e, com ele, as demandas por mais serviços de saúde, educação, segurança, lazer, assistência social.

Difícil é atender a essas necessidades em meio a uma crise econômica violenta que se arrasta desde 2015, acompanhada pelo sétimo ano consecutivo de seca. As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, capaz de gerar renda e qualidade de vida aos piauienses, ainda são muito tímidas. Uma fatia mais do que razoável da população ainda depende de programas  assistencialistas do governo, que distribuem uma ração mínima necessária para a sobrevivência, mas não dispõem de meios para garantir a autonomia e a independência dessas pessoas, o que só pode ser alcançado por meio de trabalho digno.

A desigualdade social, não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil, é brutal. Com tantas diferenças, não é a toa que a violência aumente em escala assustadora. O Brasil ainda não aprendeu como oferecer oportunidades iguais para seus filhos. E isso só vai começar a acontecer quando a educação deixar de ser apenas discurso vazio em época de campanha política para tornar-se, verdadeiramente, uma prioridade neste país.