Cidadeverde.com

Seis dicas para manter a saúde do coração

As doenças cardíacas são responsáveis pro 29% de todas as mortes no Brasil. Só de janeiro a primeiro de setembro deste ano já foram registradas 240 mil mortes no país, vítimas do coração. Esse número significa o dobro de mortes causadas por todos os tipos de câncer. São números expressivos demais para passarem despercebidos.  E é por isso que a Sociedade Brasileira de Cardiologia está promovendo uma campanha de prevenção e esclarecimento sobre o tema.

Aqui em Teresina , o dia de mobilização será no próximo sábado (23), na Praça da Bandeira, de 8h às 12h. Durante a manhã inteira, haverá distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e índice de massa corporal – IMC. O sentido da campanha é mostrar que boa parte dessas mortes pode ser evitada com mudança de hábitos.

Se não dá para mudar a genética, convém ficar de olho em quem possui história familiar. Filhos de pais que sofrem ou morreram de doença cardíaca, devem redobrar os cuidados com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares.

DICAS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO

Alguns cuidados são bem simples e podem ser adotados por todas as pessoas:

  1. Evitar frituras, excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos;
  2. Preferir frutas, legumes e verduras da estação;
  3. Substituir a carne vermelha por frango e, principalmente, peixes;
  4. Praticar atividade física regular, pelo menos, 3 vezes por semana;
  5. Medir a pressão arterial e ataxa de colesterol periodicamente;
  6. Evitar o consumo de álcool e tabaco.