Cidadeverde.com

Indústria deve fechar o ano com crescimento de 0,8%

O final do ano se aproxima com boas notícias para o Brasil, pelo menos do ponto de vista econômico. O Informe Conjuntural da Confederação Nacional da Indústria, divulgado esta semana, aponta dados otimistas para o ano de 2017. Um deles é a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto ( PIB), que subiu para 0,7%. Ainda é pouco, mas diante de anos seguidos de recessão, já é um alento e representa uma tendência que vem se mantendo, co registro de crescimento econômico há dois trimestres seguidos.

A expansão da indústria para este ano está prevista em 0,8%. A indústria extrativa contribui com maior peso, devendo chegar a 7,2%; já a indústria de transformação deve alcançar 1,4%. O pior desempenho, que ainda registra queda, é o da construção civil, com índice de -2,3%.

Segundo a CNI, a reforma das leis trabalhistas e a nova rodada de privatizações e concessões ajudou a formar esse cenário positivo. Mas o cenário ainda é frágil e, para que a retoma do crescimento se consolide da forma desejada, é preciso que haja  o reequilíbrio das contas públicas. O setor privado está fazendo a sua parte; cabe ao poder público fazer o mesmo.