Cidadeverde.com

Dom Barreto é a 3ª melhor escola do país pelas notas do Enem

E o Piauí, mais uma vez, faz bonito no cenário nacional. Entre as dez escolas do Brasil que mais tiveram alunos com notas altas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem- está o Instituto Dom Barreto. A escola de Teresina aparece como a  terceira colocada no ranking nacional , segundo pesquisa do Idados, publicada na edição desta semana da Revista Veja.

A reportagem, que tem como título “Na Trilha da Excelência”, traz ainda em destaque a foto do estudante Vítor Melo Rebelo, 20 anos, que atualmente cursa medicina na Universidade Federal do Piauí e obteve a maior nota no ano em que participou do exame.

Não é de hoje que o Dom Barreto e mais dois ou três colégios de Teresina são destaques nacionais. O problema ainda é o imenso fosso que separa a elite que pode estudar nessas escolas e a grande massa da população que não dispõe de recursos para pagar mensalidades acima de R$ 1 mil. A distância é maior ainda se comparada aos alunos da rede pública, com exceção de algumas ilhas que se diferenciam, como a escola Augustinho Brandão, em Cocal.

Aproximar as duas pontas da realidade educacional do estado, bem como do país, é o grande desafio dos gestores para alcançarmos um nível de desenvolvimento desejável para o Piauí e para o Brasil.