Cidadeverde.com

Secretário de Fazenda ainda não fez o recadastramento

 

A Secretaria de Administração fez circular uma lista com nomes de mais de nove mil servidores públicos estaduais que não teriam atualizado o cadastro funcional e, por isso, correm o risco de ficar sem receber salário no próximo mês. Ainda segundo informações da secretaria, o servidor terá o salário desbloqueado assim que fizer o recadastramento.

Caso o bloqueio perdure por três meses, a SeadPrev vai abrir procedimento administrativo que pode resultar na exoneração definitiva do servidor. Cerca de 4mil pessoas da lista são aposentados e pensionistas, muitos deles sem acesso a computador ou qualquer familiaridade com o mundo digital.

No entanto, o que chama a atenção na lista dos servidores que não fizeram o recadastramento é o nome do secretário de Fazenda, Rafael Tajra Fonteles. Isso mesmo. Nem ele fez o recadastramento. E agora?

85% das famílias correm o risco de perde o Bolsa Família

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, faz o alerta de que cerca de 39 mil famílias corem o risco de perder o benefício do Bolsa Família. Das 45 mil famílias cadastradas no programa, apenas seis mil, o equivalente a 15%, estão cumprindo as exigências para ter direito à ajuda financeira.

Os técnicos da secretaria dizem que essas famílias estão omitindo informações indispensáveis para a atualização do cadastro. Além disso, para ter direito ao benefício, as famílias precisam realizar o acompanhamento previsto para manter a saúde em dia, como a manutenção do cartão de vacinação e o acompanhamento pré-natal no caso das gestantes, bem como as exigências na área da educação, que incluem o desempenho nas atividades escolares e a frequência escolar das crianças. É a contrapartida, justa, para que os beneficiados continuem recebendo a ajuda financeira mensal paga pelo governo.